sexta-feira, 8 de junho de 2012

História do “Forró jegue”


No distrito de Aroeira, 19 km da sede do município de Conceição do Coité-Ba,, um jumento ornamentado puxando centenas de decibéis é o ponto alto das comemorações juninas. Ao longo dos anos, sempre houve um tema como referência. O jegue já foi Doutor, Presidente, Boiola, Prefeito, Tarado, Jeguerê, Jogador de futebol, Ator, Muambeiro, Agente de saúde, já se casou de novo, foi à guerra e lutou contra Tony Blair e George Bush", foi debutante ,foi à copa e às Olimpíadas. Foi Putão e Gari. As melodias e letras são inéditas e relacionadas a esses temas e sempre foram produzidas pelo vereador Edevaldo, com contribuição de algumas pessoas da comunidade.
Este ano comemora 18 anos de existência e o Jegue virou piloto de avião e está estampado nas camisas usadas pelos foliões. Vale ressaltar que não há a obrigatoriedade de usá-las durante o percurso que o Forró-Jegue faz, tendo em vista que a festa tem, antes de tudo, um cunho social, evitando assim a exclusão do folião que não tem condições para adquiri-las.
No ano passado, por meio do senhor Darlan Ramos, proprietário da farmácia local, contou com a participação do Pânico na TV e atraiu mais pessoas ainda que se divertiram com o humorista Evandro Santos, o Cristian Pior, fazendo história no Distrito.





História do “Forró jegue”

  A brincadeira foi criada por dois visitantes que foram passar o São João no então povoado naquela época, foram eles Valmir Del Rio ( Empresário de São Paulo )e Antonio Dias natural de Rio Grande do Norte ( Casado em Aroeira ). Iniciado em 24 de Junho de 1994, com apenas um jegue e sua cangalha, um toca fitas e duas pequenas caixas de som e alguns foliões que seguiam atrás com pinicos (urinol) na mão e ingerindo bebidas. Cada ano que passa ela vem crescendo mais e mais, hoje milhares de foliões seguem atrás do Forró Jegue com muita alegria e animação, considerando uma das melhores e maiores festas da região. O vereador a Edevaldo Santiago Ramos, morador da comunidade, juntamente com José Aldo Gordiano Lima presidente da ADECAR ( Associação Local ) e a diretora escolar Naiara Santiago Ramos, resolveram manter a tradição e a cada ano estão juntos preparando a festa. "O Arraiá da Gente". Segundo eles apesar da antecipação, foi além das expectativas.
Atualmente, a festa tomou grandes dimensões, o jegue puxa em uma carroça, além de um som movido a gerador, dois carotes com vinte litros de licor cada, que são abastecidos regularmente.  Vale ressaltar que  o jegue tem parada certa na residência do vereador Edevaldo, onde em um pé de aroeira( árvore  que deu origem à comunidade) , uma torneira jorra licor para os foliões que se servem à vontade.

2 comentários: